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Receita abre consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2020

Foto: Pixabay.

A Receita Federal abre nesta quarta-feira (23), às 9h, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2020. De acordo com o Fisco, o crédito para 3.199.567 contribuintes será realizado em 30 de setembro, totalizando mais de R$ 4,3 bilhões em pagamentos. O que fazer se a sua não sair?

Desse total, diz a Receita, R$ 226,3 milhões referem-se a contribuintes com prioridade legal (sendo 7.761 contribuintes idosos acima de 80 anos; 44.982 contribuintes entre 60 e 79 anos; 4.685 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 21.303 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério).

 A consulta pode ser feita no site da Receita Federal. Veja o link direto aqui.

Foram contemplados ainda 3,1 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 16 de setembro de 2020.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, no link http://idg.receita.fazenda.gov.br.

Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço “Meu Imposto de Renda” e verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesse caso, o contribuinte pode avaliar os erros e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do Imposto de Renda e a situação cadastral no CPF. Com ele, é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o ‘Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição’, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço ‘Meu Imposto de Renda’.

Restituição não saiu. E agora?

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

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