Foto: Chuniti Kawamura

Delegado Vergílio Concetta: dentro do esperado.

continua após a publicidade

A Receita Federal no Paraná já recebeu 15.395 declarações de imposto de renda. A quantidade é considerada normal pelo órgão, que espera um aumento de 4% no número de declarações este ano.

Em 2007, os contribuintes entregaram 1.517.374 declarações. Para 2008, são esperadas 1.578.000.

O delegado da Receita Federal em Curitiba Vergílio Concetta disse que a quantidade de declarações entregues no primeiro dia está dentro do esperado, porém ele comenta que o número poderia ser ainda maior não fosse a lentidão do site do órgão na segunda-feira. ?Houve demora para baixar o programa na parte da manhã de segunda, mas agora já está tudo normal?, disse. A procura por informações na Receita, em Curitiba, ainda não aumentou significativamente, segundo ele, mas algumas pessoas que buscam o órgão procuram o recibo de entrega da declaração do ano passado (que deve ser informado na declaração de 2008 -ano base 2007), além de cópias da declaração de 2007.

Para evitar que o contribuinte vá até a Receita sem necessidade, o recibo de entrega da declaração do ano passado será disponibilizado na internet, a partir da próxima sexta-feira (no site www.receita.fazenda.gov.br).

continua após a publicidade

O contribuinte pode entregar a declaração de imposto de renda até o dia 30 de abril.

Mudanças

As principais mudanças na declaração este ano são a necessidade de informar o CPF de dependentes maiores de 18 anos (no ano passado a obrigatoriedade era para maiores de 21 anos) e de empresas e pessoas favorecidas por doações. O secretário geral do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Almir Nanemann, disse que o contribuinte deve ter cuidado na hora do preenchimento, pois a Receita Federal tem evoluído a cada ano na exigência dos dados.

continua após a publicidade

Para Nanemann, as pessoas devem ter mais atenção nas despesas dedutíveis e nos rendimentos. ?Deve-se ter cuidado no preenchimento do CPF e do CNPJ das despesas dedutíveis, pois se ocorrerem erros o contribuinte não consegue enviar a declaração.?