Apesar de ainda estarem entre as líderes no ranking de reclamações junto aos Procons no País, a avaliação dos serviços de telefonia fixa e móvel pelos clientes apresentou melhoria significativa no ano passado em relação a 2009, segundo levantamento realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil). De acordo com o estudo, o número de queixas no setor caiu 7% no ano passado, ainda que a base de usuários tenha aumentado 14% no período.
Ao final de 2009, o total de clientes dos serviços de telefonia fixa e móvel era de 215,5 milhões em todo País. Em um ano, essa base atingiu 245 milhões. Além disso, destaca o sindicato, os serviços de telefonia têm intensa utilização. “Mesmo com o crescimento expressivo da base de clientes, a diminuição de queixas aos Procons demonstra um ganho efetivo de qualidade na prestação dos serviços e no atendimento”, diz o Sinditelebrasil.
Em 2010, o índice de reclamações feitas aos Procons ficou em 0,0058%, ou seja, a cada grupo de 1 milhão de usuários, 58 usuários procuraram o serviço de proteção ao consumidor. Para o Sinditelebrasil, os dados são resultado da melhoria da qualidade dos serviços prestados e do atendimento aos clientes.
A entidade destaca ainda que, em 2009, o setor de telefonia foi responsável por 39,45% das reclamações registradas, reduzindo essa participação para 31,72% no ano passado. O estudo também ressalta que mais da metade dessas queixas se referem a problemas nos aparelhos e não à qualidade dos serviços.