A forte queda nos mercados de ações globais iniciada na semana passada pode ter breve duração, uma vez que os mercados financeiros norte-americanos são robustos o suficiente para absorver a turbulência no setor de crédito imobiliário de alto risco e que o crescimento econômico mundial está se fortalecendo disse o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo Rato.

continua após a publicidade

"Do ponto de vista macroeconômico e do ponto de vista do médio prazo, acredito não ser inteligente tomar conclusões precipitadas sobre um comportamento de mercado que pode durar alguns dias", disse Rato na capital da Tailândia, onde participa de um encontro de bancos centrais do sudeste asiático.

"Não acredito que podemos julgar o desempenho do mercado com base em movimentos de curto prazo. Pode haver uma série de questões relacionadas". "Pode estar havendo uma nova precificação imediata de risco, que veremos quanto irá durar; pode ser uma reação a certas condições de mercado; pode ser a aproximação de um período de realização de lucros", disse.

Tem havido uma inegável complacência entre os bancos norte-americanos quanto ao nível de risco envolvido nos empréstimos imobiliários aos consumidores com histórico de crédito ruim e esta complacência estendeu-se ao uso de sofisticados instrumentos de proteção das operações (hedge), mas os problemas não são insolúveis, previu Rato.

continua após a publicidade