A queda de parte da ponte Capivari, na BR-116, em Campina Grande do Sul (PR), afetou, além do trânsito na rodovia, a comunicação de dados (principalmente internet e clientes corporativos) na região Sul do país. O acidente provocou o rompimento de cabos de fibras óticas instalados nas margens da rodovia e que estavam fixados à ponte.
A Telemar, uma das empresas que possuem rede de fibras óticas na região, confirmou danos em sua rede, mas informou que enviou técnicos ao local imediatamente após o acidente e que a comunicação foi restabelecida cerca de 12 horas após o acidente, ou seja, no começo da tarde de ontem.
A assessoria de imprensa da Telemar não soube dizer quantos usuários ficaram sem comunicação de dados, porque os usuários da rede são principalmente clientes corporativos. A empresa garantiu, no entanto, que os serviços de voz (chamadas de longa distância) não foram prejudicados.
Segundo a Brasil Telecom, o acidente provocou um congestionamento nas chamadas de longa distância da Região Sul para São Paulo. Algumas chamadas internacionais na região também foram prejudicadas.
A empresa de telefonia fixa GVT, que opera no centro-sul do país, também confirmou problemas em serviços de telecomunicações por causa do desabamento da ponte Capivari, mas a assessoria da empresa ainda aguarda um relatório da área técnica para informar a abrangência dos danos.