São Paulo – Terminou às 20h dessa segunda-feira o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2007, ano-base 2006. Segundo a Receita, 300 mil contribuintes não fizeram a declaração. Quem deixou de declarar pagará multa de R$ 165,74, mesmo que tenha restituição a receber. No caso de quem tem imposto a pagar, a multa pode chegar a 20% do valor devido. O valor mínimo da multa também é de R$ 165,74.
A Receita divulgou que foram entregues 23,270 milhões de declarações. A previsão era receber 23,5 milhões. Como de costume, muitos contribuintes deixaram para última hora para fazer a declaração do IR. Por volta das 16h, faltavam quase 2 milhões de contribuintes que ainda não haviam prestado contas à Receita.
Nestes dois casos, o contribuinte deverá fazer a declaração normalmente pelo programa da Receita Federal e enviar pela internet através do ReceitaNet. Deixam de existir, após o final do prazo regular de declaração, as opções de declarar pelos Correios ou por meio de agências bancárias.
As restituições começam a ser pagas no dia 15 de junho. Terão prioridade no recebimento os contribuintes com mais de 60 anos e os primeiros a enviarem suas declarações à Receita.