Em julho, 923 mil pessoas conseguiram regularizar suas dívidas, de acordo com dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). O resultado confirma a tendência verificada ao longo do mês passado. Até a segunda dezena de julho, 590 mil pessoas já tinham conseguido colocar os pagamentos em dia.
SPC considera normal a liqüidação de dívidas atrasadas nessa época do ano. Em julho, o número de consultas ao banco de dados caiu 8,7% na comparação com junho e ficou em 16,9 milhões.
O volume de consultas é um dos indicadores do nível de atividade do comércio, já que ela é feita por empresas que precisam checar o cadastro de clientes que solicitam crédito para comprar produtos.
Segundo o presidente do SPC Brasil, Edson Monteiro, a queda é resultado do esforço do consumidor para colocar as contas em dia. “Com as pessoas saldando suas dívidas ao invés de comprar, é natural que o número de consultas tenha desaquecido nesse período”, diz.
A Serasa, empresa especializa em análise de crédito, apontou um aumento de 1% na inadimplência neste primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do aumento, o dado confirma uma tendência de desaceleração do ritmo de crescimento dos endividados. No ano passado, a alta nessa mesma comparação foi de 5,3%.