economia

Qualidade do serviço como estratégia

Todos os dias, dez minutos antes de começar o expediente, os mais de mil funcionários das 19 lojas da rede de supermercados Hirota, de São Paulo, fazem uma concentração coletiva. Rezam a oração do Pai Nosso, o gerente da loja faz uma reflexão sobre um tema, as metas do dia são estabelecidas, o grupo canta uma música que exalta a qualidade do atendimento e dá o grito de guerra: “Hirota, uma família a serviço das famílias”.

Luciano Nascimento, gerente de Recursos Humanos da varejista, que faz 45 anos este ano, contou que a prática foi adotada em 2011. E os resultados, segundo ele, são visíveis. “Melhorou muito o entrosamento da equipe”, disse o gerente.

Nascimento explicou que, pelo fato de a empresa ser de pequeno porte, o serviço prestado é o ponto forte do Hirota em relação aos rivais. “Temos ainda a preocupação de oferecer produtos a um preço justo”, ressaltou.

A inspiração para essa espécie de concentração diária dos funcionários veio, segundo Nascimento, do fundador da empresa, que sempre defendeu o serviço como o diferencial da companhia. O foco no atendimento ganhou força há alguns anos, quando executivos da varejista, em viagem ao exterior, encontraram nos Estados Unidos uma rede centenária de supermercado, a United Supermarket, que tem preço justo e prestação de serviço como os grandes pilares de sua reputação.

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