Um ato a favor das sementes crioulas foi realizado ontem no Passeio Público, em Curitiba, durante a feira de produtos orgânicos. As pessoas que passavam no local puderam conhecer diversas variedades de sementes crioulas e seus benefícios. Também participaram de um abaixo-assinado contra os transgênicos, que será encaminhado para o governo federal.
O objetivo do ato era alertar a população sobre a importância das sementes crioulas na segurança alimentar e na proteção da biodiversidade. ?Queremos fazer um enfrentamento, de forma prática, contra os transgênicos, que colocam em risco esta biodiversidade?, afirma Luiz Carlos Schmidt Bueno, diretor-presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa), uma das entidades que promoveu o ato.
Ele destaca que a região centro-sul do Paraná é uma das áreas com maior variedade de sementes crioulas. São mais de 138 de milho, 130 de feijão e 30 de arroz. Esta diversidade se perderia com a plantação irrestrita de sementes transgênicas, de acordo com Bueno. ?Há uma pressão muito grande por parte do mercado para a implantação efetiva das sementes transgênicas, como um complemento da revolução da adoção dos adubos químicos e agrotóxicos. As empresas querem que se plante transgênicos para manipular e controlar as sementes. Assim, podem cobrar o preço que quiserem?, comenta.
Para Bueno, as sementes crioulas apresentam algumas vantagens, como a produção de alimentos saudáveis e mais saborosos; a independência dos agricultores em produzir as próprias sementes; e o custo menor de produção, o que gera aumento na renda. ?Por esses fatores, vale muito a pena investir em sementes crioulas. Elas podem ser plantadas sem medo?, avalia.
Durante o ato de ontem, muitas pessoas que passaram pelo Passeio Público tiveram contato com variedades de sementes crioulas. Bueno explica que elas estão muito ligadas às emoções das pessoas, principalmente as mais velhas. ?Tem gente que se emociona ao ver as sementes crioulas. Um senhor passou aqui e viu uma variedade de feijão que pensou não existir mais. Por causa do sabor diferenciado, a semente crioula tem valor sentimental?, conta Bueno.