Prorrogado prazo para vacinação contra aftosa

Em função das chuvas ocorridas nos primeiros 15 dias de vacinação contra a febre aftosa, prevista para ocorrer entre 1.º e 20 de novembro, o secretário da Agricultura em exercício, Newton Pohl Ribas, autorizou a prorrogação da segunda etapa da campanha até o próximo dia 30 de novembro.

Para o diretor da DDSA, Divisão de Defesa Sanitária Animal, Alvarez Cherubini, o tempo prejudicou a vacinação em diversas regiões do Estado Muitos produtores tiveram dificuldades para chegar às propriedades, o que acabou atrapalhando o trabalho de vacinação.

De acordo com os primeiros levantamentos da Seab, cerca de 60% do rebanho paranaense foi vacinado. "A meta é atingir 100% , ou pelo menos, os índices da primeira etapa da campanha, realizada em maio passado, quando vacinamos 98,4% do gado", explicou Alvarez.

Em todo o Estado são 10,5 milhões de cabeças de bovinos e búfalos, distribuídas em 213.854 propriedades. A vacinação é obrigatória, e quem deixar de vacinar ou não comprovar, terá que pagar multa de R$ 68,78 por cabeça de animal não imunizado.

O Paraná está sem registro da febre aftosa desde maio de 1995. Em maio de 2000, juntamente com outros estados, foi reconhecido internacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa Com Vacinação, pela OIE Organização Internacional de Epizootias. "Este reconhecimento é importante para a conquista de novos mercados, principalmente para a carne bovina e suína, que passa a ser aceita pelos países que já estão livres da doença, além de obter melhor valor de mercado" completou o secretário em exercício da Seab, Newton Pohl Ribas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo