O juiz da Corte de Falências do Distrito Sul de Nova York, Robert Drain, prorrogou até 29 de novembro a liminar que protege a Varig da execução de dívidas anteriores a junho de 2005. Uma nova audiência foi marcada para 28 de novembro.
A liminar que foi prorrogada tem como principal objetivo proteger a Varig de dívidas contraídas antes de junho de 2005. No início, ainda antes do acordo voluntário de retorno de aeronaves e peças aos credores internacionais, a liminar também estava protegendo a empresa da retomada forçada caso uma aeronave pousasse em solo norte-americano, onde estão os principais credores da Varig.
Na audiência do dia 28 de novembro, o juiz avaliará se irá aceitar o pedido de liminar permanente feito pelo advogado da Varig nos EUA, Rick Antonoff, ou se irá apenas prorrogar a liminar temporária com relação às dívidas anteriores a junho de 2005.
Esta é a décima vez que o juiz Drain prorroga a liminar dando parecer favorável à Varig. Entre os credores que levaram a Varig à Corte em Nova York estão Sojitz Corporation, Willis Lease, Mitsui Co., US Bank, Wells Fargo, ILFC, Boeing, Ansett Worldwide e GATX Capital. (AE)