Produtores rurais têm prazo até o próximo dia 29 para pedir, junto aos agentes financiamentos, prorrogação de financiamentos de investimento vencidos ou a vencer em 2005. O alerta está sendo feito pela Federação da Agricultura do Paraná. Porém, somente estão enquadrados aqueles que tiveram grandes perdas em conseqüência da estiagem deste ano. Para facilitar, a Faep disponibilizou modelo de solicitação em seu site: www. faep.com.br
No interior, os sindicatos rurais se mobilizam para os agricultores não perderam a data-limite. Para José Antônio Borghi, presidente da entidade ruralista maringaense, o pedido deve ser feito o quanto antes para evitar transtornos de última hora. O governo adiantou que, ao contrário das vezes anteriores, não mais haverá prorrogação do prazo. Lavouras contempladas: arroz, milho, soja, trigo e algodão.
A resolução 3.287 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que trata da questão, inclui no benefício financiamentos do BNDES, Proger, Pronaf e Finame Especial. Os produtores terão prazo máximo de três anos para quitar os débitos, respeitadas datas-limite de cada programa.
Mesmo arcando com altos prejuízos por causa da seca, a pecuária novamente ficou de fora. A Faep insiste junto ao governo federal a inclusão do benefício ao segmento. Também pede prorrogação aos financiamentos de investimento com último vencimento em 2005.