economia

Proporção de lojas com estoque adequado na Grande SP recua para 52,5%

A parcela de lojas do varejo com estoques considerados em nível adequado na Grande São Paulo recuou pelo segundo mês consecutivo e chegou a 52,5% em novembro, após marcar 54,2% em outubro. Levantamento elaborado pela FecomercioSP mostra que, em novembro de 2016, 51% das lojas estavam com estoque em condições normais.

Na avaliação do departamento de análises econômicas da FecomercioSP, os indicadores de estoque refletem a retomada da atividade econômica, enquanto a queda da quantidade de lojas com estoques em nível adequado pode ser considerada positiva, já que decorre da expansão das vendas. O cenário, aponta a entidade, também deve contribuir para o ajuste de estoques que têm resistido à queda e se mantido em níveis elevados, acima dos patamares de 2013 e 2014.

A quantidade de lojas com estoque elevado recuou para 31,6% em novembro, ante 32,0% no mês anterior. Já as lojas que têm estoques abaixo do desejável correspondem a 15,8%, acima dos 13,7% verificados em outubro.

Numa escala que vai de zero (inadequação total dos estoques) a 200 pontos (adequação total), o indicador da FecomercioSP que mede a adequação dos estoques nas lojas caiu de 108,5 para 105,1 pontos na passagem de outubro para novembro. A entidade elabora o balanço mensalmente, a partir de entrevistas com aproximadamente 600 comerciantes de municípios da região metropolitana de São Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo