A partir de abril, Curitiba vai contar com um canal de notícias composto por quatro ferramentas para divulgar o turismo local. Um portal na internet, um serviço de informação por e-mail, um informativo escrito e uma agência de notícias vão tratar dos empreendimentos e negócios curitibanos do setor turístico. A iniciativa é do jornalista Júlio Cézar Rodrigues, da Bureau Multimídia Comunicação Integrada. Júlio é jornalista especializado na área e percebeu a carência de informações sobre o potencial da cidade. “Outros profissionais sempre cobravam a falta de notícias sobre Curitiba. Temos turismo mas não tínhamos canais próprios de divulgação”, explica.
As quatro ferramentas serão trabalhadas de forma conjunta mas cada uma tem seu próprio objetivo. O Portal conhecercuritiba (www.conhecercuritiba.com.br) traz um amplo rol de serviços e informações sobre a cidade como cadastro de hotéis, endereços, restaurantes, bares, dicas culturais e sugestões de roteiros turísticos, além de uma seção de notícias atualizadas. O informativo por e-mail vai levar novidades e notícias específicas para um público de profissionais de agências, empresários do ramo hoteleiro, prestadores de serviço e jornalistas. Já o informativo escrito, explica Júlio, tem como alvo prioritário os hóspedes de hotéis filiados à Associação Brasileira de Indústria de Hotéis-PR e ao Curitiba Convention & Bureau. “Teremos notícias e serviços de gastronomia, cultura, roteiros turísticos, programas, compras e dicas diversas”. A edição inicial de abril terá 10 mil exemplares.
Por fim a agência conhecercuritiba que fará a divulgação de notícias para jornalistas especializados de todo Brasil. “Temos um mailing com mais de 400 nomes em todo Brasil. Queremos atingir todos os veículos paranaenses e boa parte dos brasileiros”.
Fluxo de turistas cresceu 7%
Curitiba recebeu no ano passado 1,518 milhão de turistas, fluxo 7% maior do que o registrado em 2001, quando passaram 1,418 milhão de visitantes na cidade. O número é equivalente ao da população total de Curitiba (1,585 milhão, segundo o censo de 2000 do IBGE) e confirma a tendência, registrada nos últimos quatro anos, de crescimento no movimento de turistas na cidade.
De acordo com o Departamento de Turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), responsável pelo cálculo do número de turistas em Curitiba, o incremento está produzindo reflexos na economia da cidade, com o surgimento de novos investimentos na rede hoteleira. O número de hotéis e flats cresceu 16,05% entre 1999 e 2002, passando de 81 para 94 estabelecimentos.
A rede hoteleira de Curitiba teve um movimento bruto, no ano passado, de R$ 65 milhões. (Prefeitura)