O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), enviou, na segunda-feira, à Câmara Municipal, projeto de lei que prevê 100% da aplicação dos recursos provenientes dos royalties do pré-sal na rede de ensino municipal.

continua após a publicidade

Julio seguiu o governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, que, há uma semana, encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei beneficiando as áreas de educação, ciência e tecnologia com as verbas do pré-sal. Com maioria tanto na Assembleia, como na Câmara, os projetos de lei têm aprovação certa.

Os gestores já deram um destino ao dinheiro, antes mesmo da definição do Congresso Nacional – que está em recesso – em relação ao assunto. Eduardo Campos defende a derrubada ao veto da presidente Dilma Rousseff, possibilitando que os recursos dos royalties da exploração da camada pré-sal do petróleo – localizados no Rio de Janeiro e Espírito Santo – sejam divididos igualitariamente entre todos os Estados da federação.

O prefeito prevê que, se derrubado o veto, o Recife poderá receber até R$ 30 milhões a mais, anualmente, para investir na melhoria da infraestrutura das escolas, compra de equipamentos e modernização da rede municipal. Segundo ele, é preciso preparar as crianças para o novo momento da economia pernambucana. “Aqui começaram a chegar empreendimentos importantes, em ferrovias, aeroportos, refinarias, estaleiros navais, a indústria automotiva e o polo de tecnologia aqui do Recife”, observou. “E são esses empregos que serão disputados pelas crianças que estão hoje na rede municipal do Recife”.

continua após a publicidade

Os presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manuela Braga, prestigiaram a assinatura do projeto de lei.