O presidente do Federal Reserve de Nova York, William Dudley, que é membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), disse que os aspectos principais sobre como o programa de estímulo do Federal Reserve (Fed) funciona continuam misteriosos.
Por cerca de um ano, o Fed tem estado engajado na compra de Treasuries e bônus atrelados a hipotecas em uma tentativa de estimular o crescimento e reduzir o desemprego. Citando uma melhora da economia, o Fed cortou o ritmo dessas compras no mês passado e muitos participantes do mercado esperam que o corte será realizado em um ritmo estável ao longo do ano.
O programa de compra de ativos tem sido polêmico. Enquanto membros do banco, como Dudley e o presidente Ben Bernanke veem benefícios claros do programa, outros dirigentes lutam para avaliar o impacto do esforço. Alguns banqueiros centrais tentaram até fornecer métricas bastante claras sobre a influência de compra de ativos em fatores, como a taxa de desemprego.
Falando durante um painel realizado na Filadélfia sobre as atividades das unidades regionais do Federal Reserve, Dudley afirmou que há muita ainda coisa desconhecida sobre o impacto da compra de bônus.
O presidente do Federal Reserve de Nova York não fez nem um comentário sobre a perspectiva para o programa de compras de ativos nos comentários que foram amplamente dedicados para descrever as funções da unidade regional. Fonte: Dow Jones Newswires.