A partir de abril, cerca de três mil profissionais do setor de hotéis e restaurantes serão capacitados em Curitiba para a Copa do Mundo de 2014, por meio do projeto Profissional Bom de Copa, idealizado pelo Ministério do Turismo. O lançamento do programa na capital paranaense está marcado para o dia 28 de março. A capacitação será realizada em todas as 12 cidades-sede do Mundial de futebol, com o custo total de R$ 10,5 milhões, totalmente financiado pelo governo federal.
As aulas para camareiras, recepcionistas, auxiliares de cozinha, garçons e gestores vão ocorrer na sede do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba (Sindotel Curitiba). As atividades serão feitas de acordo com o horário de trabalho dos participantes. De maneira intensiva, os cursos duram três meses. A capacitação será feita tanto para profissionais que já estão na área quanto para novatos. Os professores são pessoas ligadas ao turismo e instituições de ensino.
De acordo com o presidente do Sindotel Curitiba, Marco Antônio Fatuch, as aulas vão incrementar o conhecimento de boas práticas de atendimento, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos clientes. Quem visitar a cidade durante a Copa do Mundo será beneficiado com uma qualidade superior no atendimento. “Mas queremos que isto também seja uma matriz que se consolide como um padrão de atendimento”, comenta. Ele lembra que muitas pessoas terão mais informações sobre a cidade e isto vai estimular visitas nos anos seguintes à realização da Copa do Mundo.
O lançamento do Profissional Bom de Copa em Curitiba contará com a presença do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio. A entidade é parceria do Ministério do Turismo neste projeto, que já foi lançado em Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e na Bahia. A cerimônia está marcada para o dia 28 de março, às 19h, no Buffet Ilha do Mehl.
Mais informações no site www.bomdecopa.com.br.