A Copa do Mundo tomou espaço nas prateleiras, em detrimento dos produtos para festas juninas e Dia dos Namorados. O comércio aposta suas fichas em decorações ligadas ao futebol e às torcidas. Com lojas geralmente cheias, o movimento está compatível ao período de Natal.
O proprietário da loja Sete Festas, Waldemar Bartel, tem 200 itens para atrair a clientela. “O movimento vem superando as nossas expectativas. Triplicamos os nossos pedidos e, mesmo assim, está difícil dar conta do recado.”
O torcedor poderá encontrar produtos tradicionais como bandeiras de plásticos por R$ 2,95, cornetas a partir de R$ 1,50, chapéus de R$ 2,10 até R$ 15,90, óculos por R$ 0,90, balde de pipoca por R$ 2,95 e camisetas de poliéster por R$ 19,90. “O kit torcedor, com uma bandeira, chapéu e corneta, varia entre R$ 20 a R$ 30”, garante.
Tudo
A gerente da loja Armazém das Embalagens, Tâmara Battistelli, também registra aumento no fluxo de clientes. “O pessoal tem comprado de tudo um pouco, em particular perucas, tintas para o rosto e chapéus. Muitos que vão fazer festa junina estão usando a Copa como tema, comprando muitas bandeirinhas verdes e amarelas.
As vendas para o Dia dos Namorados deste ano podem repetir o desempenho de 2008, mas não devem atingir os mesmos níveis de outras datas especiais deste ano.
No Paraná, comerciantes projetam, para este mês, crescimento de 8% a 10% nas vendas, sobre o mesmo período do ano passado. A previsão leva em conta nem só o movimento relativo ao 12 de junho, mas também as festas juninas e a Copa do Mundo.