A produtividade das empresas norte-americanas subiu à taxa anualizada de 2,6% entre abril e junho, informou o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. O dado foi revisado de elevação à taxa de 1,8% calculada anteriormente.
Segundo o departamento, a produtividade, ou produção por unidade de trabalho, avançou 0,7% no primeiro trimestre. A expectativa de economistas era de elevação de 2,4% na produtividade no segundo trimestre.
Mão-de-obra
O custo unitário da mão-de-obra subiu 1,4% no segundo trimestre, conforme dado revisado pelo Departamento do Trabalho e divulgado hoje. O custo é inferior à previsão anterior de aumento de 2,1% e das estimativas de revisão para 1,5%. O custo da mão-de-obra está, entretanto, 4,9% acima do mesmo período do ano passado, a maior apreciação desde 2000.
A mão-de-obra é o custo mais importante da produção de bens e serviços. Se não é acompanhado pela produtividade, os custos maiores têm de ser repassados pelas companhias aos consumidores ou absorvidos por suas margens de lucro. As informações são da Dow Jones.