O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou hoje que a produtividade da mão de obra no país, em dados preliminares, subiu 1,9% no terceiro trimestre deste ano, ante o mesmo período do ano passado. No segundo trimestre de 2010, ante igual intervalo do ano passado, havia sido registrado um recuo de 1,8%. Economistas esperavam uma alta de 1,5% na produtividade da mão de obra no terceiro trimestre.
O custo unitário da mão de obra no país, em dados preliminares, recuou à taxa anual de 0,1% no terceiro trimestre, em comparação com o aumento de 1,3% observado no segundo trimestre. Os economistas previam uma alta de 0,3% de julho a setembro.
Já a produção de negócios não agrícolas aumentou à taxa anual de 3,0% durante o terceiro trimestre, em comparação com a expansão de 1,6% no período anterior, quando a economia registrou um ritmo levemente mais lento. As horas trabalhadas aumentaram 1,1% no terceiro trimestre, após alta de 3,5% no trimestre anterior.
A produtividade no setor de manufatura subiu 0,4% no terceiro trimestre, depois de avançar 5,4% no período anterior. As horas trabalhadas no setor de manufatura registraram aumento de 3,6%, ante alta de 4% no segundo trimestre. As informações são da Dow Jones.