A produtividade da mão de obra nos Estados Unidos subiu 2,6% no quarto trimestre de 2010, em comparação com o mesmo período de 2009, informou hoje o Departamento de Comércio. Esta é a mesma alta calculada preliminarmente pelo órgão. Economistas esperavam um aumento menor, de 2,2%. O custo da mão de obra caiu 0,6% na mesma base de comparação – também a mesma taxa em relação à estimativa preliminar. Economistas previam queda de 0,4%.

continua após a publicidade

Embora não seja bem recebido pelos trabalhadores, o aumento da produtividade combinado com salários reduzidos ajuda a manter a inflação em baixa. De acordo com o Departamento de Comércio, a produção dos negócios não agrícolas subiu 4,0% no quarto trimestre, em taxa anual. A estimativa anterior era de alta de 4,5%. As horas trabalhadas aumentaram 1,4%, abaixo do cálculo preliminar, de 1,8%.

No setor de manufatura, a produtividade aumentou 5,9%, pouco mais que o avanço de 5,8% calculado anteriormente. As horas trabalhadas no setor caíram 1,4%, ante o dado preliminar de queda de 2,0%. Os dados preliminares haviam sido publicados em 3 de fevereiro. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade