Localizado a cerca de 200 quilômetros de Matinhos, os campos Coral e Estrela-do-Mar contam com três poços de quase 5 mil metros de profundidade, de onde é extraído o petróleo. Até 2006, contou Luiz Amaury Rediguieri, da Petrobras, o quarto poço estará entrando em funcionamento, o que fará com que a produção diária tenha um aumento significativo. Atualmente, a capacidade de produção é de 8,5 mil barris/dia. O objetivo é atingir a produção de 15 mil barris de petróleo até a finalização do projeto.

Além da plataforma semi-submersível (SS-11), o sistema flutuante de produção é composto ainda por um navio tanque (Avaré) para o armazenamento do petróleo produzido e um navio aliviador, que recebe o óleo armazenado e o transporta até seu destino final – terminais e refinarias.

A plataforma de produção está ancorada em lâmina d?água (distância entre a superfície e o fundo do mar) de 150 metros, e seu posicionamento está mantido através de um sistema de ancoragem com oito âncoras.

Os dois campos, Coral e Estrela-do-Mar, são os dois únicos do Paraná em que há exploração de petróleo. Até então, o único campo petrolífero localizado na jurisdição do Paraná era o Caravela, que “esgotou suas reservas em 2002, depois de dez anos de produção”, explicou Rediguieri.

continua após a publicidade

continua após a publicidade