A produção brasileira de aço bruto totalizou 1,9 milhão de toneladas em maio deste ano, com alta de 9,5% em relação a abril de 2009 e queda de 36,3% na comparação com maio do ano passado, informou hoje o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS). No acumulado de janeiro a maio deste ano, a produção de aço bruto foi de 8,6 milhões de toneladas, com queda de 40,6% ante igual período do ano passado.
A produção de laminados alcançou 1,6 milhão de toneladas em maio, com aumento de 9,9% na comparação com o mês anterior e queda de 27,4% ante maio do ano passado. No acumulado de janeiro a maio, foram produzidas 6,6 milhões de toneladas de laminados.
Ainda de acordo com o IBS, as vendas internas somaram 1,3 milhão de toneladas de produtos no mês passado, com crescimento de 5,9% sobre o mês anterior, porém, com queda de 35,6% ante igual mês de 2008. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2009, as vendas internas somam 5,6 milhões de toneladas, equivalente a uma queda de 41,2% ante o mesmo período do ano passado. Segundo o IBS, os dados das vendas internas do setor siderúrgico em maio refletem “uma recuperação do mercado interno”.