O indicador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de produção industrial mensal aponta um crescimento de 8,5% em janeiro, com intervalo de confiança entre 7,4% e 9,6%. O indicador Ipea busca antecipar qual será o resultado da pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mesmo período.
A previsão é feita com base nos dados de fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas, carga de energia, produção de papelão e de veículos. Para isso, o Ipea usa informações divulgadas pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), consultoria Tendências, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
"Dentre os indicadores setoriais, o maior destaque ficou por conta da indústria automotiva, que apresentou crescimento interanual de 24,2%", diz o boletim "Indicador Ipea de produção indústria mensal" divulgado pelo Ipea. "Este resultado é reflexo de uma demanda ainda aquecida, associada a níveis de estoques abaixo do desejado", segundo o texto.