A produção industrial do Reino Unido cresceu 0,5% em junho ante o mês de maio, beneficiada pela produção de automóveis. Essa foi a maior alta mensal desde outubro de 2007, informou hoje o Escritório Nacional de Estatísticas. Em relação a junho de 2008, a produção caiu 11,1%. Analistas esperavam estabilidade na comparação com maio e queda de 12% em relação a junho do ano passado.

continua após a publicidade

A produção de automóveis saltou 13,5% em junho ante maio, a melhor performance desde janeiro de 2007. O dado de maio foi revisado em baixa para queda de 0,7% na comparação mensal e declínio de 12% em base anual. A produção de manufatura subiu 0,4% na comparação com maio, a maior alta desde janeiro do ano passado, e recuou 11,7% em relação a junho do ano passado. Economistas esperavam estabilidade no mês e queda de 11,4% no ano. O dado de maio foi revisado para mostrar recuo de 0,6% no mês.

Confiança do consumidor

A confiança do consumidor do Reino Unido melhorou pelo quarto mês consecutivo em julho, para 60, de 59 em junho, informou a Nationwide Building Society. A melhora na confiança foi provocada por uma avaliação mais otimista do mercado imobiliário. Pela primeira vez em mais de um ano, os consumidores esperam que o valor de suas casas aumente. “Os consumidores podem ter sido tranquilizados por notícias de que o mercado imobiliário pode estar começando a se recuperar”, disse Martin Gahbauer, economista-chefe da Nationwide.

continua após a publicidade

Os preços de residências no Reino Unido subiram pela segunda vez em três meses em julho, enquanto o declínio em termos anuais continuou desacelerando e teve a menor queda em quase um ano, informou o Lloyds Banking Group. O índice de preços Halifax subiu 1,1% em julho ante junho e caiu 12,1% ante julho do ano passado. Em junho, o índice caiu 0,5% ante maio e recuou 15% ante junho de 2008. Economistas esperavam alta de 1,0% no mês e queda de 12,2% no ano.

Serviços

continua após a publicidade

O índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade no setor de serviços do Reino Unido subiu para 53,2 em julho, maior nível em 17 meses, de 51,6 em junho, segundo dados do Markit Economics e do Instituto Chartered de Compra e Oferta. Foi o segundo mês consecutivo que o índice mostrou expansão na atividade, ficando acima da marca de 50. Economistas esperavam alta para 52,0. As informações são da Dow Jones.