A produção industrial na Alemanha subiu mais do que o esperado em outubro, após recuar nos dois meses anteriores, em mais um sinal de que a principal potência econômica da Europa ainda mostra alguma resistência à crise da dívida soberana na zona do euro. A produção total subiu 0,8% em outubro ante setembro, em termos ajustados, segundo o Ministério de Economia alemão. Especialistas esperavam um ganho menor, de 0,4%. O dado de setembro foi revisado em baixa, para queda de 2,8%. Na comparação com outubro do ano passado a produção subiu 4,1%, em termos ajustados por dias úteis, e 0,3% sem o ajuste.
Uma comparação bimensal, que descarta algumas flutuações, mostrou que a produção caiu 2,6% no período setembro-outubro ante julho-agosto, em uma base sazonalmente ajustada. A elevação na produção em outubro foi puxada pelo setor manufatureiro, no qual a produção subiu 0,8%. Dentro desse setor, a produção de bens de capital aumentou 2,2%. Já a produção de bens de consumo ficou estável e na construção houve avanço de 0,4%.
Apesar do dado sobre a produção industrial indiciar uma certa recuperação no setor, a pressão sobre os produtores, que já era visível no terceiro trimestre, continua, diz o ministério. “A produção deve continuar branda nos próximos meses, dado os avanços cautelosos de novas encomendas nos setores de manufatura e construção”. As informações são da Dow Jones.