Rio de Janeiro – A produção industrial avançou de abril para maio em 10 dos 14 estados brasileiros pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em sete estados, a indústria cresceu em patamar igual ou superior à média nacional de 1,3%. Nos outros três estados, a expansão da indústria ficou abaixo do índice nacional.

continua após a publicidade

O melhor resultado foi registrado em Goiás, onde a produção industrial teve expansão de (6,1%). Em São Paulo, maior parque industrial do país, a taxa de crescimento foi igual à média nacional.

Os quatro estados em que a produção recuou foram Rio de Janeiro (-0,2%), Paraná (-0,7%), Rio Grande do Sul (-1,1%) e Amazonas (-2,5%).

Os dados regionais da indústria, divulgados nesta segunda-feira (9) pelo IBGE, também indicaram crescimento da produção na maioria dos

continua após a publicidade

estados em relação a maio de 2007. Nessa comparação, as taxas ficaram acima das registradas no ano passado em 12 dos 14 estados pesquisados.

Os melhores desempenhos industriais foram observados em Pernambuco (9,7%), Rio Grande do Sul (9,5%) e Minas Gerais (8,5%) e Santa Catarina (7,1%), que tiveram resultados acima da média nacional (4,9%). Houve queda na produção somente em Goiás (-0,2%) e no Amazonas (-1,9%).

continua após a publicidade