A produção das indústrias do Paraná cresceu 6,3% no mês de agosto em comparação com igual período do ano passado, segundo pesquisa divulgada, nesta terça-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi o quinto melhor do País. Além do Paraná, apenas Espírito Santo (22,1%), Amazonas (12,2%), Minas Gerais (10,3%) e Santa Catarina (7,4%) superaram a média nacional, calculada em 6,6%.
O levantamento aponta ainda que a produção paranaense avançou 7,3% no acumulado de janeiro a agosto deste ano, a terceira melhor posição entre os Estados. Neste comparativo, a média brasileira foi de 5,3%. Segundo o IBGE, Minas Gerais (8,7%), Rio Grande do Sul (8,1%), Paraná (7,3%), Espírito Santo (6,8%) e Pernambuco (5,9%) não apenas cresceram em ritmo acima da média nacional, mas responderam a uma demanda interna significativa, principalmente das indústrias automobilística e de alimentos.
Na variação mensal de julho para agosto deste ano, o Paraná teve alta de 0,2 %, contra resultado nacional de 1,3%. Entre os Estados da região Sul, Santa Catarina apresentou alta de 1,1% e o Rio Grande do Sul queda de 0,17 %.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, o Paraná mostrou aceleração do ritmo de crescimento (5,1%). A média paranaense superou a nacional (4,5%).
Segundo o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, a pesquisa reflete o resultado já detectado pelo governo estadual da manutenção do dinamismo da produção de produtos tipicamente de exportação e a recuperação do setor agrícola paranaense nos últimos meses.