A produção industrial da Alemanha caiu 2,6% em dezembro, na comparação com novembro, em dados ajustados sazonalmente, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Economia Alemão. O resultado contraria a previsão de alta de 0,5% dos economistas. Em novembro, a produção industrial havia subido 0,7% ante outubro.
Em relação a dezembro de 2008, a produção industrial alemã recuou 7,1% em termos ajustados, ou 4,9% em termos não ajustados. As encomendas fracas prejudicaram o desempenho do setor de manufatura no fim do ano passado. A produção do setor de construção também foi ruim.
O setor de manufatura registrou queda de 2,8% na produção em dezembro, depois da alta de 1,0% de novembro. A produção de bens intermediários caiu 4,3%, enquanto a produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) registrou baixa de 3,4%.
No caso dos bens duráveis, a produção caiu 1,2% em dezembro, enquanto os bens de consumo tiveram aumento de 2,0%. No setor de construção houve queda de 2,6%, ante o aumento de 0,6% em novembro. A produção de energia caiu 0,2%. As informações são da Dow Jones.