A produção industrial no Brasil caiu 0,2% em novembro ante outubro de 2009, na série com ajuste sazonal, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com novembro de 2008, a produção da indústria avançou 5,1%.

continua após a publicidade

Com o resultado, a produção da indústria interrompe uma sequência de quedas consecutivas ante igual mês de ano anterior, iniciada em novembro de 2008, quando se agravaram os efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira.

No acumulado dos 11 primeiros meses de 2009, a produção industrial registra queda de 9,3% e, nos 12 meses até novembro do ano passado, a queda acumulada é de 9,7%.

Revisões

continua após a publicidade

O IBGE também divulgou pequenas revisões nos resultados da produção industrial de outubro. Na comparação com setembro, houve revisão de um aumento de 2,2%, divulgado anteriormente, para uma alta de 2,3%. Ante outubro de 2008, o resultado passou de queda de 3,2% para baixa de 3,1%.

“Não houve revisões em dados primários. As mudanças refletem a introdução de novos dados na série”, explicou o economista da coordenação de indústria, André Macedo.

continua após a publicidade