O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, informou nesta quinta-feira (6) que as vendas e a produção do setor automotivo em agosto e no acumulado de janeiro a agosto deste ano são recordes na história do setor no País. O executivo reiterou que o forte crescimento se deve ao bom momento da economia, que traz segurança e confiança ao consumidor para utilizar as opções de crédito disponíveis.
Segundo ele, o volume total de crédito para o setor cresceu 22 4% em julho (ante julho do ano passado), somando R$ 72,2 bilhões. No mesmo período, os juros dos financiamentos caíram 4 9 pontos porcentuais, para 19,4% ao ano, em média. O setor também trabalha com uma taxa de inadimplência baixa, de 3,2% do total de financiamentos.
O executivo ressaltou que um dos desafios da indústria automotiva para os próximos anos é elevar o volume de exportação que de janeiro a agosto de 2007 registrou queda de 7,9% (527,7 mil unidades). "Estamos bastante atentos ao comportamento das vendas externas, fazendo inclusive análise da participação dos veículos brasileiros em cada mercado", afirmou.
O presidente da Anfavea destacou o desempenho do setor de caminhões, que registrou em agosto uma alta de 33% nas vendas ante agosto de 2006, totalizando 9.166 unidades. No acumulado deste ano, as vendas do segmento tiveram aumento de 28,3% (62,3 mil unidades). O executivo mencionou ainda o crescimento da produção de caminhões de 35,9% em agosto (13.459 unidades), ante agosto de 2006. "Esse crescimento é impressionante e demonstra o esforço do setor para atender à forte demanda do mercado." No acumulado de janeiro a agosto, a produção no segmento cresceu 25 1% ante o mesmo período do ano passado, alcançando 87,9 mil unidades.
Segundo dados da Anfavea, os estoques das fábricas e das concessionárias encerraram agosto com 144.152 unidades, o que corresponde a 19 dias de vendas, número considerado estável pela entidade. Em entrevista à imprensa hoje, Schneider reiterou que o emprego no setor continua crescendo. Só em agosto foram criados 994 novos postos de trabalho. Segundo ele, no final do mês passado o setor empregava 115,4 mil trabalhadores em todo o País.
Apesar do forte desempenho do setor, o presidente da Anfavea não fez alterações nas projeções deste ano, mantendo em 22% a expectativa de aumento das vendas para o mercado interno.