A produção de veículos automotores representou o principal impacto positivo para o aumento de 1,1% na produção industrial brasileira em abril ante março, com alta de 3,3% da produção no período. Em março, a produção de automotores havia subido 6,8% ante o mês anterior.

continua após a publicidade

O segundo principal impacto positivo na indústria geral na comparação com o mês anterior foi dado pela metalurgia básica, que passou de uma queda de 2% em março ante fevereiro para uma alta de 5,1% em abril ante março.

Do lado contrário, na comparação com abril do ano passado, a queda de 14,8% na produção industrial teve impacto, sobretudo, da queda de veículos automotores (-24,9%), seguido de máquinas e equipamentos (-32,3%) e metalurgia básica (-27,9%).

Categorias

continua após a publicidade

Todas as categorias de uso pesquisadas pelo IBGE registraram resultados positivos na produção industrial em abril ante março: bens de capital (2,6%); bens intermediários (1,1%); bens de consumo duráveis (2,7%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,3%).

Na comparação com abril do ano passado, porém, todas as categorias apresentaram queda na produção, com destaque para bens de capital (-29,3%), seguido de bens de consumo duráveis (-21,6%), bens intermediários (-15,5%) e bens de consumo semi e não duráveis (-4,2%).

continua após a publicidade