A produção de veículos em outubro, de 315.956 unidades, foi a segunda maior na história do setor, segundo informou hoje a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em relação a setembro, houve expansão de 15,7% na produção e, na comparação com outubro de 2008, houve alta de 6,3%. Segundo o presidente da entidade, Jackson Schneider, a marca foi alcançada por conta do processo de recomposição de estoques, que se encontram em níveis ainda baixos.
“Como houve antecipação de compras em setembro (mês em que a indústria bateu recorde de vendas), os estoques diminuíram. Então, a produção visa reequilibrar os estoques para atender à demanda por veículos”, explicou hoje o dirigente. Mesmo com o maior esforço de produção pelas montadoras, os estoques se encontram “três a quatro dias abaixo do ideal”, observou.
O dirigente explicou ainda que os estoques de outubro, considerando as reservas da indústria e dos concessionários, eram de 215.819 unidades, o correspondente a 22 dias. Em setembro, os estoques equivaliam a 171.601 veículos, ou 17 dias. Schneider acredita que, no próximo mês, os estoques voltem a níveis considerados confortáveis pela indústria.
Embora reconheça que as vendas de veículos devam ser melhores que o projetado para 2009, Schneider preferiu não sinalizar como a produção se comportará daqui para frente, em um cenário de estoques ainda baixos. As exportações seguem fracas e o mercado interno, apesar de aquecido, não conseguirá, sozinho, mudar a tendência negativa esperada para a produção. Por ora, a entidade trabalha com uma expectativa de queda de 5,2% da produção, para 3,050 milhões de unidades.