A produção de veículos automotores cresceu 24,5% em fevereiro ante igual mês do ano passado e representou o principal impacto positivo para o crescimento de 9,7% da média da indústria no período, informou nesta terça-feira (1º) o IBGE. Esse segmento contribuiu, sozinho com 2,23 pontos porcentuais do crescimento total da indústria no mês.
Os principais destaques nesse segmento foram dados por automóveis, caminhões, chassis e carrocerias, veículos de mercadorias e autopeças. Com o resultado de fevereiro, a produção de veículos automotores mantém a hegemonia como principal impacto positivo na indústria brasileira, já apurado também em janeiro e na média de todo o ano de 2007.
O segundo maior impacto de alta no mês, assim como já ocorreu em janeiro e na média de 2007, foi dado pela produção de máquinas e equipamentos, com aumento de 18,9% ante fevereiro do ano passado e impacto de um ponto porcentual no total do crescimento da indústria em fevereiro.
Março
Os resultados da produção industrial de março vão ser influenciados por importantes efeitos do calendário, adiantou hoje o coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales. Para ele, uma vez que março deste ano terá dois dias úteis a menos que em 2007, o efeito será negativo no resultado comparativo a igual mês do ano passado. Por outro lado, o efeito será positivo para a série com ajuste sazonal, pois março deste ano terá um dia útil a mais do que fevereiro do mesmo ano.
Segundo Sales, no segundo semestre deste ano, quando todos os feriados vão cair no fim de semana, o efeito calendário será favorável para os resultados industriais comparativos ao ano passado.