A produção de petróleo no Brasil totalizou 2,082 milhões de barris por dia em março deste ano, uma expansão de 2,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na comparação com fevereiro, o indicador apresentou aumento de 1%.
De acordo com a ANP, a produção de gás natural alcançou 61 milhões de metros cúbicos por dia em março, expansão de 3,3% em relação a igual período do ano passado, mas queda de 2,2% sobre fevereiro de 2011.
A soma da produção de petróleo e gás natural ficou em torno de 2,469 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Em março, 298 concessões operadas por 24 empresas distintas foram responsáveis pela produção nacional.
Destas, 75 são concessões marítimas e 223, terrestres. Das 298 concessões, 9 encontram-se em atividades exploratórias e produziram através de testes de longa duração (TLD) e outras 10 são de campos licitados contendo acumulações marginais.
Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, em barris de óleo equivalente (boe), dois são operados por empresas estrangeiras (Frade/Chevron e Ostra/Shell). Segundo a ANP, 92,9% da produção de petróleo e gás natural foram provenientes de campos operados pela Petrobras.