Foto: Arquivo/O Estado |
Bicho-da-seda: 6,5 mil toneladas de produtividade em 2005. continua após a publicidade |
O secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, destacou ?a união e o progresso notável? dos produtores de bichos-da-seda durante abertura do 24.º Encontro Estadual da Sericicultura, ontem, em Nova Esperança, noroeste do Estado. Cerca de 3 mil sericicultores participam do congresso, quase a metade do total de produtores do Paraná que pretendem aumentar, neste ano, em 10% a produção de casulo verde, que em 2005 foi de 6,5 mil toneladas.
O secretário lembrou que grande parte dos novos produtores vem da agricultura familiar. A afirmação é confirmada pelo gerente da Câmara Técnica do Complexo da Seda, José Carlos Morosini Zaia, que relatou a mudança no perfil dos produtores que atuam no segmento. ?Antigamente, os agricultores que criavam bicho-da-seda para produzir casulos eram, na maioria, meeiros e parceiros. Hoje, são proprietários. Muitos deles, agricultores familiares?, disse.
Segundo o técnico da Emater e coordenador do encontro Osvaldo da Silva Pádua, cerca de 640 famílias se dedicam à produção de casulos, apenas em Nova Esperança. ?É a principal geração de renda do município, que já é o maior produtor do País?, afirmou, ao lembrar a representação através de entrepostos das maiores empresas de fiação no Brasil, como a Bratac e a Fujimura do Brasil, para a compra da produção local.
De acordo com o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, a atividade está presente em 230 municípios do Paraná. Entre os assuntos que serão apresentados e discutidos estão as variedades de amoreiras (árvore em que são criados os bichos-da-seda), adubação, equipamentos utilizados na atividade, legislação sobre o uso e aplicação de agrotóxicos, Pronaf, crédito fundiário, projeto Paraná 12 Meses e moradia rural. O encontro é promovido pela Secretaria da Agricultura através da Emater e tem o apoio da Sanepar.
Pela quarta vez o município é sede do congresso estadual. ?É um dia especial. Além da consolidação da sua vocação econômica, o município também ganha do governo do Estado um posto do Bombeiro Comunitário?, ressaltou a prefeita Maria Ângela Benatti, que inaugurou, após a abertura do encontro, mais um posto do projeto que pretende dotar municípios com mais de 50 mil habitantes com bombeiros voluntários treinados e equipados pelo governo estadual. (AEN)