A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) da indústria brasileira recuou 5,5% em setembro ante agosto, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a setembro de 2010, houve ligeira alta de 0,2% em setembro deste ano. No acumulado de 2011 até setembro, a produção de bens de capital avançou 5,0% e, nos últimos 12 meses, acumula alta de 5,5%.
A produção industrial brasileira caiu 2,0% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo informou mais cedo o IBGE. Até setembro, a produção da indústria nacional acumula altas de 1,1% no ano e de 1,6% nos últimos 12 meses.
O IBGE também revisou a produção industrial de agosto ante julho, de uma queda de 0,2% para um recuo de 0,1%. Também houve revisão na produção de maio ante abril, de uma alta de 1,1% para 1,2%, e na de abril ante março, de -2,5% para -2,3%. A produção de março ante fevereiro foi revista de 1,1% para 0,9%, enquanto a de fevereiro ante janeiro passou de 2,0% para 2,2%.
O índice de média móvel trimestral da produção da indústria brasileira registrou queda de 0,6% nos três meses encerrados em setembro. Segundo o IBGE, a evolução do índice de média móvel trimestral reforça o quadro de menor dinamismo do setor industrial em setembro, uma vez que aumenta a intensidade de queda em relação a agosto.