Produção de automóveis cresceu 3,4% no Paraná

A produção paranaense de automóveis de passeio e veículos utilitários aumentou 3,4% no ano passado. Das montadoras Audi/Volkswagen e Renault/Nissan saíram 155.900 veículos, contra 150.675 em 2002. O crescimento – conquistado em função do lançamento de novos produtos – não foi suficiente para reverter a queda de 11% registrada no ano anterior. Isso significa que o desempenho da indústria automotiva do Estado em 2003 ficou 7,9% abaixo do melhor ano para o setor, 2001, quando a produção atingiu 169.441 unidades.

A expansão na produção de carros no Paraná se deve basicamente à marca japonesa Nissan, que compartilha a fábrica de utilitários da Renault em São José dos Pinhais. O lançamento do Fox, da Volkswagen, ajudou a fábrica conjunta com a Audi a recuperar parte do mercado perdido com os modelos Golf e Audi A3, mas não foi suficiente para evitar uma redução na quantidade produzida.

As fábricas da aliança Renault/Nissan produziram 71.022 veículos, 31,3% mais que no ano anterior (54.076) e quase igualando o resultado de 2001 (71.108). A assessoria de imprensa da montadora atribui o crescimento expressivo à evolução nas vendas da caminhonete Frontier, lançada em abril de 2002, e ao lançamento do utilitário esportivo X-Terra – ambos da Nissan. Na planta de automóveis de passeio, a Renault fabricou 59.387 veículos Clio, Clio Sedan e Scénic. Na unidade de utilitários, foram produzidos 11.635 veículos – sendo 10 mil da Nissan. A produção da Renault poderia ter sido maior, porém na metade do ano a montadora abandonou o projeto de produção de um veículo voltado para exportação. Neste ano, há possibilidade da agregação de um modelo popular ao mix de produção, mas oficialmente ainda não há nada confirmado. Na fábrica de motores, também houve um pequeno avanço, de 2,4% -passando de 157.151 para 161 mil unidades. 60% desse volume – em torno de 96 mil unidades – é vendido no exterior.

Volks/Audi

A Volkswagen/Audi, por sua vez, apresentou recuo de 12,1% na produção, que caiu de 96.599 carros (em 2002) para 84.878 – dos quais 48.525 (57,1%) foram exportados. O resultado da produção ficou bem abaixo da meta da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que era de 94 mil automóveis. Mesmo assim, a perda monetária dos trabalhadores será pequena. Do valor acertado de R$ 2,3 mil, R$ 1,2 mil foram pagos em junho do ano passado. O restante será pago no dia 30 de janeiro. Como o cálculo da PLR é composto por metas globais (peso de 50%), setoriais (40%) e individuais (10%), o coordenador da comissão de fábrica, Jamil Dávila estima que a diferença por trabalhador será de R$ 20 a R$ 30 “para mais ou para menos”. Funcionários afastados pela Previdência Social, que não trabalharam em 2003, recebem 50% do valor apurado da PLR.

O valor e a meta da PLR de 2004 ainda não foram discutidas, mas já se cogita a possibilidade de a fábrica produzir 140 mil carros em 2004, o que seria o melhor desempenho da montadora desde sua inauguração. A expectativa de expansão encontra respaldo no bom volume de vendas do Fox, o novo modelo produzido pela Volks no Paraná. Dos 390 carros que saem diariamente da linha de montagem, cerca de 200 são Fox. O restante se divide entre Golf e Audi A3. A produção da picape Saveiro -para complementar a produção da Volks em São Paulo -foi cancelada. Para o segundo semestre, os sindicalistas apostam na reabertura do terceiro turno, que poderia gerar em torno de 300 novos empregos na fábrica.

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