A produção de aço bruto no Brasil cresceu 9,8% entre janeiro e setembro deste ano, somando 25 milhões de toneladas, ante 22,7 milhões de toneladas no mesmo período de 2006, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS).

continua após a publicidade

O volume de aços laminados (que inclui longos e planos) evoluiu 7,9%. Um dos maiores aumentos foi registrado no segmento de aços planos, cuja produção apresentou incremento de 9,2% no acumulado do ano para 11,6 milhões de toneladas.

Este setor foi impulsionado pelo aquecimento no setor automotivo e pela expansão da cultura de cana-de-açúcar, café e cítricos, que aumentou a demanda no setor de máquinas e implementos agrícolas. O IBS apontou a retomada do setor naval como um dos fatores positivos para o crescimento da produção de aços planos.

O volume de aços longos cresceu 5,9% até setembro, graças ao avanço da construção civil, somando 7,26 milhões de toneladas. A produção de ferro-gusa foi uma das que mais se expandiram, com avanço de 9,5%, para 26 milhões de toneladas.

continua após a publicidade