Produção de aço cai 1,2% no semestre

A produção de aço bruto no primeiro semestre registrou queda de 1,2% em relação a igual período do ano passado e somou 15,9 milhões de toneladas, segundo dados do IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia). A piora no desempenho foi motivada pela menor demanda da construção civil e de máquinas agrícolas. ?Houve um encolhimento da construção civil e de outros segmentos, foi uma queda extremamente pequena em relação a tudo que atravessamos no País?, afirmou o presidente do instituto, Luiz André Rico Vicente.

A produção de laminados caiu 2,5% e somou 11,1 milhões de toneladas. O consumo aparente de janeiro a junho deste ano foi de 8,6 milhões de toneladas, um resultado 2% menor do que o do primeiro semestre de 2004. As vendas internas de produtos siderúrgicos foram reduzidas em 2,4% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado e somaram 8,4 milhões de toneladas.

A indústria automobilística sustentou as vendas internas de laminados planos, que cresceram 4%. Já as vendas de laminados longos tiveram queda de 11,4%, influenciados pela retração da construção civil, em particular das obras públicas.

Com o mercado interno mais fraco, as usinas concentraram esforços nas exportações, que cresceram 1,2% em volume no primeiro semestre em relação a igual período do ano passado. Foram exportados 6,2 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos que geraram receita de US$ 3,5 bilhões.

As vendas externas de produtos longos cresceram 50,3% no primeiro semestre, mas as de produtos planos registraram queda de 22,7% porque as expectativas de melhoria do mercado interno não se concretizaram. As importações cresceram 6,4%, mas ainda não têm papel expressivo no mercado.

O setor siderúrgico prevê melhora no mercado interno apenas no quarto trimestre, com possível normalização dos níveis de estoque e retomada da construção civil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo