Em 2007, o Procon/PR bateu um novo recorde de atendimentos desde a sua criação, com 160.263 registros de consumidores.
O dado foi divulgado ontem pela coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro durante a comemoração do Dia Internacional do Consumidor, realizada pelo órgão na Boca Maldita, no centro de Curitiba.
Uma feira de serviços foi montada no local, em parceria com a Agência Nacional de Saúde (ANS), Copel, Detran, Ipem e Sanepar, para atender consumidores e usuários.
No rol das principais queixas estão os problemas com telefonia fixa (que mantém esta posição desde 1999) – 12.041 atendimentos; bancos – 10.637 atendimentos; equipamentos telefônicos (aparelhos celulares) 6.647; financeiras 6.496; telefonia celular 5.784, compra e venda de veículos 5.132 e cartão de crédito 5.043. Os registros incluem orientações por telefone e pessoais, reclamações, cartas, e-mails, consultas de cadastro, e informações ?extra-Procon?, que são as que não se referem a consumo.
Cadastro
O consumidor já pode saber quais foram as empresas mais reclamadas no Procon/PR. Para isso, é preciso acessar o endereço eletrônico na internet (www.pr.gov.br/proconpr) e clicar no link fornecedores com reclamação. Os dados constam do Cadastro de Reclamações Fundamentadas e se referem a reclamações abertas pela população no órgão estadual, bem como nos Procons municipais que compõem o Sistema Estadual Integrado.
O atendimento do Procon é de segunda a sexta-feira e é gratuito, pelo 0800-41-1512, das 8h30 às 18h, e pessoalmente, no Espaço da Cidadania, Alameda Cabral, 184, esquina com a Rua Cruz Machado, Centro, Curitiba, das 9 às 17h.