Existem inúmeras opções no comércio para os presentes de Natal, por isso é conveniente fazer uma lista das pessoas a quem se deseja presentear e realizar um pesquisa de preços dos itens escolhidos. ?Se a escolha recair sobre peças de vestuário,? explica o coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio, ?observe se possuem etiquetas com os dados relativos à composição do tecido, modo de lavar e tamanho, além de certificar-se da possibilidade de troca da mercadoria.?
Já na compra de produtos de perfumaria, nacionais ou importados, as informações devem constar no rótulo, especificando peso, volume, data de fabricação, prazo de validade, composição, dados do fabricante ou importador. Todas as informações devem estar em língua portuguesa.
Ao adquirir eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, o manual que acompanha o produto também deve estar em português e o certificado de garantia preenchido. Ambos entregues na hora da compra. Uma demonstração do funcionamento do equipamento na hora da compra pode evitar futuros problemas.
A quem vai presentear com brinquedos, devem ser escolhidos aqueles adequados à idade da criança e com o selo do Inmetro, que é a garantia da segurança e da qualidade do produto. A atenção deve ser redobrada na escolha de brinquedos para crianças menores, que não podem conter peças pequenas, com pontas, bordas cortantes e materiais tóxicos.
Alimentos
Existem vários produtos típicos que são consumidos nas festas de final de ano (passas, panetones, nozes, carnes, entre outros). Também nesse caso o consumidor deve ficar atento para evitar problemas, verificando a aparência dos produtos. É recomendável que se estabeleça previamente em cardápio das refeições comemorativas, pesquisando em vários estabelecimentos, tendo cuidado com as promoções que podem conter produtos antigos. Para tanto, devem ser observadas se todas as informações estão no rótulo e as condições de higiene e de armazenamento dos estabelecimentos.
O consumidor tem 30 dias de prazo para reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis, tais como alimentos ou artigos de perfumaria. Já para os bens duráveis, como roupas, eletrodomésticos, móveis, este prazo é de 90 dias. Se a compra tiver sido efetuada por telefone, a domicílio, por reembolso postal, em feiras e salões, ou pela internet, o prazo é de até 7 dias da assinatura do contrato ou do recebimento do produto para desistir da aquisição.
Atendimento
O Procon-PR estará funcionando normalmente nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro. O ?Disque Procon 0800-41-1512? atende os consumidores entre 8h30 e 18h. Para o atendimento pessoal, à rua Francisco Torres, 253, Centro, Curitiba, o horário é das 9 às 17 horas.