Contratar uma empresa organizadora de festas ou um bufê é a opção mais prática para muitos consumidores. Mas, para evitar que a festa não se torne um evento desagradável, valem algumas recomendações do Procon-PR a fim de que não ocorram problemas em relação a cancelamento e não cumprimento do contrato, devolução de sinal pago e má prestação do serviço, entre outros.
“Assim, antes de contratar um serviço,” explica o coordenador Naim Akel, “o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços, levando em conta o que é oferecido, inclusive a forma de pagamento. Há empresas que ofertam pacotes com diversos serviços que podem incluir decoração, alimentação, bebidas, animação, fotos e vídeo, etc. É bom verificar a qualidade desses serviços e se compensa financeiramente fechar o contrato com o pacote.”
Visitar o local, conversar com o proprietário e o pessoal técnico, conferir a estrutura, conhecer o que será servido são precauções que valem ser tomadas. “Peça um orçamento descrevendo tudo o que é oferecido e antes de fechar o negócio, procure referências com pessoas que já tenham utilizado o serviço, ” orienta Akel.
Contrato
Decidida a empresa, é hora de firmar um contrato. Se este contrato for de adesão, aquele que já vem pronto, ele deve ser lido com atenção antes da assinatura. O documento pronto ou o contrato escrito deve discriminar todas as informações e o que foi combinado verbalmente, enumerando as obrigações e deveres das partes interessadas. Os espaços em branco devem ser riscados e o documento datado e assinado. O consumidor deve exigir uma cópia do contrato assinado e recibo dos pagamentos efetuados, lembrando que muitos eventos começam a ser pagos com meses de antecedência.
Festa
É bom ficar atento a eventuais estragos de objetos pertencentes ao bufê. Algumas empresas já incluem no preço o seguro para este tipo de dano, outras exigem um cheque – caução a ser devolvido se não for constatado prejuízo.
Tenha um controle do número de convidados para depois não se surpreender com a diferença a ser paga. É conveniente que haja uma lista e uma pessoa para verificar o número de convidados e o trabalho do bufê.