O Procon-PR protocolou nesta semana uma Ação Civil Pública contra a ALIANÇA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS ELETRODOMÉSTICOS LTDA. A ação foi resultado de uma parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, que participa do convênio Projeto de Integração Procon-PR e Universidades.
Segundo a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, o grande número de reclamações, a não solução destas nas audiências, e as inúmeras promessas não cumpridas, foram os motivos que levaram a propositura desta ação. “A ação pretende que a empresa resolva as reclamações pendentes e que fique proibida de vender até que os casos em aberto sejam resolvidos”, completa.

 

continua após a publicidade

A Aliança Eletro Móveis é uma empresa de prestação de serviços, comércio, produção e distribuição de móveis e possui três lojas físicas em Curitiba. É importante ressaltar que mesmo com um número menor de lojas do que outras do mesmo ramo e de maior porte em Curitiba, ainda assim, a Aliança tem um maior número de reclamações.

 

“No período de 01/01/2004 à 04/10/2011, a Aliança Distribuidora de Eletrodomésticos somou 4.062 pedidos de orientação efetuados junto ao Procon-PR, e um total de 1.192 processos administrativos instaurados, dentre os quais 393 se encontram em andamento”, ressaltou Claudia.

 

As reclamações dos móveis vendidos são, muitas vezes, devido aos vícios apresentados, problemas como impossibilidade de se abrir ou fechar gavetas, ausência de peças, rasgos em tecidos, riscos, etc. Em especial, atingindo móveis para quartos, salas e cozinhas. Os problemas mais freqüentes são produtos com danos e defeitos, além de prazo de entrega não cumprido, e produto entregue diferente do solicitado.

continua após a publicidade