O Procon Paraná vai manter a Central de Resolução de Pequenos Conflitos em virtude dos ótimos resultados apresentados nos três primeiros meses de atuação. O projeto piloto resolveu 85% das reclamações. Dos 2.868 atendimentos realizados, 2.170 foram solucionados prontamente.
“As empresas, em sua maioria, superaram nossas expectativas e, com exceção de uma, todas cumpriram a meta estabelecida”, avalia a coordenadora do órgão, Claudia Silvano.
A Net Paraná apresentou o maior percentual de solução, cerca de 95%. Dos 318 atendimentos relacionados à empresa, 282 foram resolvidos. A Oi Telefonia Fixa e Celular solucionou 1.092 das 1.305 reclamações. Os bancos também apresentaram bons índices. O Bradesco solucionou 236 queixas das 344 registradas, o Itaú-Unibanco, 383 de um total de 580, e o Santander encerrou 93 das 194 reclamações.
Criada em dezembro do ano passado com o objetivo de resolver rapida e definitivamente as reclamações dos consumidores, a Central de Resolução de Pequenos Conflitos põe frente a frente consumidor e fornecedor para que juntos encontrem uma solução para o problema, com a supervisão do Procon-PR.
Sete empresas participam da Central e, de acordo com a coordenadora, há planos para que outras integrem o projeto. “Estamos verificando quais e pretendemos aumentar a estrutura para poder acolher mais empresas”.
A Central funciona junto ao Procon-PR, que fica na Rua Rua Presidente Faria, 431, 2º andar, Centro, Curitiba.