Procon-PR adota sistema de senhas

O Procon-PR (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) vem, desde meados do ano passado, realizando uma série de mudanças, principalmente no atendimento pessoal, com o objetivo de agilizar a abertura do processo de reclamação do consumidor. Assim, a partir desta segunda-feira, dia 12, terá início o sistema de senhas, com a distribuição de 100 senhas/dia, aos consumidores que se dirigirem à sede, na Alameda Cabral, 184, centro, Curitiba, para efetuar a sua reclamação. O horário de atendimento vai das 9 horas às 17 horas.

Para a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, a mudança do sistema no atendimento pessoal será benéfica para o consumidor, uma vez que evitará filas, reduzirá o tempo de espera e permitirá uma melhor qualidade no atendimento. ?Além disso?, explicou, ?já no momento registro da reclamação está sendo marcada a audiência de conciliação e emitida a notificação. A média diária de audiências realizadas pelo Procon chega a 70?.

Internet

Ivanira salienta que outra inovação para o consumidor, e também para o fornecedor, é a consulta à página do Procon, no endereço eletrônico www.pr.gov.br/proconpr, link ?novos serviços?, da data de realização da audiência bem como o andamento do processo na Coordenadoria Estadual. Além disso, a integração do sistema permite que sejam realizadas consultas junto aos Procons de 12 municípios: Bandeirantes, Cambé, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Mandaguari, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Umuarama. Para tanto, basta o consumidor digitar o número do protocolo do seu atendimento e o fornecedor, o seu CNPJ e escolher o município onde está tramitando a reclamação. Em breve, os demais Procons municipais passarão a integrar o sistema, como resultado de convênio firmado com a Secretaria de Justiça e Cidadania/Procon-PR e Celepar.

Também é pela internet que o consumidor pode acessar informações relativas a fornecedores com reclamação inscritos no Cadastro de Defesa do Consumidor do Procon-PR; dirimir dúvidas relacionadas a problemas de consumo – link ?procon responde?; realizar alteração de endereço, bem como solicitar o arquivamento da sua reclamação, acessando o formulário disponível on-line. Nos próximos meses, outras mudanças serão implantadas em todos os departamentos da coordenadoria, visando dar maior agilidade aos procedimentos internos.

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