O Procon-PR alerta os consumidores sobre a modalidade de cartões de desconto de saúde de que, na realidade, não garantem a assistência integral à saúde do consumidor. “A Agência Nacional de Saúde (ANS), que regulamenta o setor, já avaliou a questão, e não considerou o sistema de descontos como plano de assistência à saúde”, informou o coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio.
“As vendas são realizadas por empresas que, muitas vezes, não garantem e não se responsabilizam pelos serviços oferecidos, pagamento das despesas ou pelo valor que será efetivamente cobrado do consumidor. Considerou também enganosa a oferta e propaganda desses serviços como planos de saúde, o que pode confundir o consumidor na hora da escolha.”
Túlio disse ainda que a ANS, em decisão recente, vedou às operadoras e seguradoras de planos de assistência à saúde a operação do sistema de descontos.
Embora não constem dos registros do Procon-PR atendimentos quanto aos cartões de desconto, a Agência Nacional de Saúde divulgou no seu site na internet a relação das empresas, inclusive as operadoras com registro provisório, que declararam comercializar o sistema e entre elas estão empresas de diversos municípios do Paraná: Cinipaf Ltda. (Prudentópolis); Garcia e Cardoso Ltda. (Pato Branco); Administradora de Convênios e Cartões de Desconto (Ponta Grossa); Anjo da Guarda Prestadora de Serviços Assistenciais S/C Ltda. (Cascavel); Clinioeste de Assistência à Saúde S/C Ltda. (São Miguel do Iguaçu); G. Gasparini & Cia Ltda. ( Curitiba), Multisaúde Administração Médica e Odontológica Ltda. (Paranavaí); Odonto Global Administradora de Serviços Odontológicos Ltda. (Curitiba); SIC -Sistema Integrado de Convênio Ltda. Clevelândia); Sistema Daidellein do Brasil – Clube Nacional de Serviços e Lazer (Curitiba); Hospital Marechal Cândido Rondon Ltda.; Uniodonto Maringá Cooperativa Odontológica; Uniodonto Ponta Grossa Cooperativa Odontológica, Paraná Odontoclínica Serviços Odontológicos S/C Ltda (Maringá); Cooperativa de Serviços Odontológicos Uniodonto Apucarana, Marimed Serviços Médicos S/A (Maringá) e CSHP Convênio Saúde Hospital Paraná Ltda. (Maringá).
O site da ANS é
www.ans.gov.brConvênios lideram reclamações
Os convênios de assistência médica lideram as reclamações da área de saúde no Procon-PR. Nos últimos cinco anos, dos 17.729 atendimentos nesse setor, 12.736 foram relativos a planos de saúde. Os problemas mais orientados ou reclamados foram contrato (rescisão, cláusulas abusivas), com 4.880 atendimentos, seguido por dúvidas sobre cobrança (2.455), reajuste (1.439), prazo de carência (1.029) e recusa ou mau atendimento (1.013).
Os números foram apresentados ontem pelo coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio, à Comissão Especial de Investigação (CEI) dos planos de saúde, instalada na Câmara Municipal na semana passada. A Comissão está investigando as irregularidades no setor.
O seguro-saúde também está entre os mais reclamados, com 1.074 atendimentos nos últimos cinco anos. Os problemas mais orientados ou reclamados foram contrato (450), seguido por dúvidas sobre cobrança (179), reajuste (105), recusa ou mau atendimento (93) e ressarcimento de despesas (66). A saúde está entre as cinco áreas mais reclamadas no Procon-PR, atrás de serviços, financeiros, produtos e habitação.
