Procon orienta consumidores a pesquisar na hora de escolher um banco

Pesquisa realizada pelo Procon-PR – Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – mostra que o consumidor precisa ficar atento e pesquisar na hora de escolher um banco, uma vez que existem diferenças significativas que vão desde os valores exigidos para a abertura de conta à cobrança de tarifas dos serviços ofertados. Esses valores devem ser previamente informados ao cliente e as agências bancárias devem afixar quadros com a relação dos serviços cobrados, respectivos valores e a sua periodicidade, em locais visíveis.

As instituições bancárias pesquisadas pelo Procon foram: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Real, Santander e Unibanco. O levantamento, englobando 14 itens, foi feito entre os dias 21 e 23 de junho e os dados obtidos nos “sites” das referidas instituições. O consumidor pode acessar os dados na internet, no endereço www.pr.gov.br/proconpr, no link pesquisas.

“Ao verificar as tarifas bancárias,” alerta o coordenador Algaci Túlio, “o consumidor deve observar as informações relativas ao item selecionado como, por exemplo, a cobrança de tarifa de cartão magnético em caso de opção pela isenção do talão de cheque. Algumas vezes, o custo pode ser mais baixo, mas varia também o período da cobrança, que pode ser semanal, mensal, trimestral ou mesmo anual, conforme a instituição.”

Nos diversos serviços ofertados há instituições que isentam os seus clientes de algumas cobranças. Já os extratos via fax apresentam diferenças nos valores cobrados, de acordo com o horário de utilização. Não existe tabelamento de tarifas bancárias e há, portanto, uma grande variação entre serviços iguais de diferentes fornecedores.

Vale lembrar ainda que contas abertas e sem movimentação geram gastos que são repassados ao consumidor e que, nesse caso, é ele quem deve optar pelo encerramento da conta corrente, formalizando seu pedido por escrito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo