Procon orienta consumidor sobre liquidações

Com o aumento do número de liquidações e saldões que parte do comércio realiza nas primeiras semanas do ano, o Procon-PR vem prestando orientações sobre uma séria de medidas que podem evitar que o consumidor acabe comprando “gato por lebre”.

O órgão ressalta que os preços mais atrativos não excluem os direitos e as sanções previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O Procon alerta para que o consumidor seja cauteloso na hora das compras, já que entende que trata-se de uma época muito esperada por consumidores, que procuram fazer bons negócios na “onda das ofertas” e trocar móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.

De acordo com a chefe da Divisão de Atendimento do Procon-PR, Marta Favreto Paim, para evitar maiores problemas de pós-compras, é preciso verificar previamente com atenção o produto e, principalmente, desconfiar do preço. “Às vezes é melhor pagar o preço normal do que ter que arcar com um prejuízo de tempo”, diz.

Marta conta que, durante os saldões, há casos de produtos de mostruário, que ficam em exposição na loja e que podem, de fato, apresentar defeitos. Mas, segundo ela, é preciso ater-se, já que o consumidor não poderá reclamar se o defeito esteja evidente.

A advogada afirma que, se houver defeito, o consumidor pode optar pela troca por outro produto ou pedir o dinheiro de volta. Ela alerta que, em alguns casos, o comprador é informado de que o produto em oferta não poderá ser trocado.

“Isso é errado. Se isso estiver discriminado na nota fiscal, trata-se de uma cláusula abusiva e, em caso de não conseguir realizar a troca, a pessoa deve procurar o órgão de defesa do consumidor”, orienta.

O Procon-PR orienta para que o comprador exija sempre a nota fiscal da compra, já que, além de incidir uma tributação sobre ela, é uma garantia para os direitos do consumidor. Ao fazer a compra é preciso munir-se do certificado de garantia devidamente preenchido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo