Só para gasolina e diesel!

Procon notifica seis postos por alta abusiva no Etanol

 

Seis postos de combustíveis de Curitiba foram notificados pelo Procon-PR por aumentar abusivamente o preço do litro do etanol. O valor ficou, em média, R$ 0,20 mais caro. Segundo levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), feito entre os dias 27 de janeiro e sábado, tem estabelecimento na cidade cobrando R$ 2,10 o litro do etanol.

Fora dos padrões de cobrança, os proprietários de postos intimados têm 10 dias para responder ao órgão de defesa do consumidor. “Foi autorizado, pelo governo, o aumento da gasolina e do diesel, o etanol não era para ter subido na mesma esteira. E se trata de aumento abusivo. Vamos esperar a respostas dos postos notificados”, afirma Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Denúncias

O número de notificações pode ainda aumentar, com novas denúncias de preços altos. A situação apurada pelo Procon-PR pode ser levada ao Ministério Público do Paraná. “Notificamos os postos que identificamos e estamos pedindo aos consumidores que nos informem sobre outros locais para novas notificações”, explica Claudia. Ontem à tarde, ela também se reuniu com o promotor de defesa do consumidor, Maximiliano Ribeiro Deliberador, para discutir a questão.

O presidente Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis no Paraná (Sindicombustíveis-PR), Roberto Fregonese, não atendeu às ligações da reportagem da Tribuna, mas a assessoria de imprensa da entidade informou que cabe a cada estabelecimento notificado responder ao Procon-PR.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna